b-Sondagens

Sondagem Geológica

É o método de perfuração para pesquisas com o objetivo de reconhecimento de solos e rochas, é o método mais tradicional na exploração mineral, na definição de jazidas, justamente porque obtêm diretamente as amostras (testemunhos), propiciando oportunidade para uma série de ensaios sobre a rocha a ser explorada.

A Willemita Sondagens possui sondas de pequeno, médio e grande porte, tanto no sistema convencional quanto no sistema “wire line¨, com capacidade de perfuração em: , HQ-685m, NQ-1200m e BQ-1.600m. Dispondo de tecnologia a proporcionar um baixo custo final, melhor recuperação das mostras, menor impacto ambiental, otimização no manuseio e transporte.

Sondagem Diamantada

(Céu aberto e Subterrânea)

As amostras são retiradas desde a superfície até as grandes profundidades e descrevem fielmente as características físicas, químicas e geológicas das rochas atravessadas. A sondagem rotativa diamantada é realizada por métodos como Convencional e Wire Line.

Convencional: Método que consiste na utilização do conjunto coroa diamantada, barrilete, hasteamento, equipamento de apoio e demais acessórios que a cada coleta de amostra, demandam a retirada de todo o ferramental do furo.

Wire Line: É o sistema em que a cada manobra de corte de testemunho, somente o tubo interno do barrilete é retirado até a superfície, utilizando cabo específico e guincho. Atualmente a empresa trabalha com dois tipos de perfurações: Superfície e Subsolo.

Sondagem a percussão (SPT)

Utilizada mais na construção civil, a sondagem a percussão (SPT- Standard Penetration Test), permite a determinar tipo do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade e consistência de solos arenosos ou argilosos determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície.

Os resultados destas investigações de campo possibilitam a opção pelo tipo de fundação mais adequado e pelas exigências de seu dimensionamento ou, até mesmo, pela necessidade de estudos geológicos mais aprofundados.

Sondagem Rotopercussiva

A perfuração rotopercurssiva é usada para construção de poços tubulares piezômetros, abaixamento do lençol freático dentre outras aplicações. Dispomos de processos e equipamentos de alto desempenho, aliado a colaboradores altamente capacitados para a execução das atividades.
O método também é indicado para rochas com baixo grau de coesão, como aluviões ou lateritas brandas, obtendo bons resultados em aluviões mineralizados em cassiterita, ouro, diamante, etc.